domingo, 10 de agosto de 2008

Ignacy Sachs- o economista e sociólogo que ajudou a formular o conceito que passou a ser chamado de Desenvolvimento Sustentável.

Nascido na polônia, em 1927, Ignacy Sachs chegou ao Brasil como refugiado da Segunda Guerra Mundial. Viveu e estudou no Rio de Janeiro, antes de iniciar uma carreira internacional.

Ignacy Sachs trabalhou na organização da Primeira Conferência do Meio Ambiente e Desenvolvimento da ONU, a Estocolmo 72, realizada na Suécia. E também na Cúpula da Terra, a inesquecível Rio 92. No início dos anos 70, ele ajudou a definir o conceito de ecodesenvolvimento, que tempos depois viria a ser chamado de desenvolvimento sustentável.

SACHS: A palavra foi inventada pelo secretário das duas conferências, de Estocolmo e do Rio, Maurice Strong. E eu fui um pouco encarregado de botar isso [...] [de forma] mais organizada, etc. E foi assim que começou. Podemos dizer que o desenvolvimento é a universalização efetiva do conjunto dos direitos humanos. Por direitos humanos eu entendo não só os direitos políticos, civis, cívicos, mas eu entendo direitos econômicos, sociais, culturais.

Ignacy acha que o desenvolvimento sustentável deve ser socialmente includente, ou seja, acabar com a exclusão social; deve distribuir riquezas, conservar e garantir os recursos naturais para esta e as futuras gerações.

SACHS: Se não tomarmos cuidado com o que fazemos, vamos destruir o planeta.

Ignacy não participou da Rio + 10 – Johannesburgo, em 2002, por estar decepcionado com os rumos do desenvolvimento sustentável.

SACHS: Eu acho que, de 72 a 92, nós avançamos muitíssimo no lado conceitual, mas a prática não acompanhou, ao contrário. [...] Da Cúpula da Terra do Rio até Johannesburgo, nós não só não avançamos, mas nós provavelmente regredimos. O problema é que essa idéia de desenvolvimento sustentável, eu costumo dizer, ou nasceu 15 anos tarde demais, ou 30 anos ou 40 anos cedo demais, porque ela coincidiu no tempo com a “contra-reforma” neoliberal, ou seja, o ataque ao papel do Estado, o ataque ao intervencionismo, e nada disso que estou falando pode ser realmente conseguido em uma economia dita “economia pura de mercado”.

O avanço mais importante nos últimos 50 anos, segundo Ignacy, é a mobilização da sociedade civil para garantir os seus direitos.

SACHS: Cada um de nós, por modesto que seja, e qualquer que seja o lugar onde ele está, tem uma responsabilidade com relação aos outros e, ao mesmo tempo, tem um espaço onde ele pode atuar, e se não tem esse espaço, o primeiro problema passa a ser a luta para ampliar esse espaço [...].

Ignacy aponta três dos principais problemas mundiais para o século XXI: o aquecimento da Terra provocando as mudanças climáticas; a falta de perspectivas para os mais de 2 bilhões de pequenos agricultores do mundo; e o terceiro grave problema é a dependência do petróleo.

SACHS: Quanto tempo toleraremos de estar na camisa de força da civilização do petróleo? Com todas as complicações que a luta e as guerras pelo petróleo trazem à humanidade.

SACHS: O Brasil é o país que melhores condições, no mundo, reúne, para iniciar uma transição para o desenvolvimento sustentável baseado numa civilização moderna de biomassa.

É preciso, segundo ele, mudar a forma de se pensar o país. De se abrir para as enormes possibilidades que os nossos recursos naturais propiciam.

SACHS: A esperança mora sempre dentro [de nós]. A esperança é uma atitude. Ou seja, por mais críticos que [sejamos] da realidade, isso não é uma razão para desesperar, e sim uma razão para mobilizar as forças para tentar superar esses obstáculos.


Referências
Vídeo disponível no sítio do Repórter Eco: <
mms://videos.tvcultura.com.br/reportereco-videos/20061201-ignacysachs-150k.wmv >. Acesso em: 10 ago. 2008.
Transcrição por Eliseu Raphael Venturi.

----------------------------------------------------------------------------------------------

Texto do sítio do Repórter ECO:

3/12/2006 - Desenvolvimento sustentável
Ignacy Sachs- o economista e sociólogo que ajudou a formular o conceito que passou a ser chamado de Desenvolvimento Sustentável.


Assista ao vídeoEscolha a sua conexão: normal rápida Formato WindowsMedia


Nascido na Polônia,em 1927,Ignacy Sachs chegou ao Brasil como refugiado da Segunda Guerra Mundial.Viveu e estudou no Rio de Janeiro,antes de iniciar uma carreira internacional. Trabalhou na organização da Primeira Conferência de Meio Ambiente e Desenvolvimento da ONU ,a Estocolmo-72 realizada na Suécia,e na Cúpula da Terra,a inesquecível Rio-92. No início dos anos 70, Ignacy ajudou a definir o conceito de ecodesenvolvimento que tempos depois passou a ser chamado de desenvolvimento sustentável.Entrevista com Ignacy Sachs -A palavra foi inventada pelo secretário das duas conferencias de Estocolmo e do Rio, Maurice Strong.E eu fui encarregado de botar isso mais organizado e foi assim que começou. Podemos dizer que o um desenvolvimento é a universalização efetiva do conjunto dos direitos humanos, por direitos humanos eu entendo não só os direitos cívicos, mas eu entendo direitos econômicos, culturais, sociais e todo conjunto de direitos coletivos."Ignacy acha que o desenvolvimento sustentável deve ser socialmente includente,ou seja acabar com a exclusão social,deve distribuir riquezas,conservar e garantir os recursos naturais para esta e as futuras gerações.Entrevista com Ignacy Sachs -"Não podemos abandonar o crescimento , enquanto houver as desigualdades sociais que existem no mundo.Por outro lado se não tomarmos cuidados com o que fazemos vamos destruir o planeta. "


Autor: Pauta:Marici Arruda. Reportagem: Maria Zulmira de Souza. Imagens do Documentário: "Depois da Rio+ 10"-produzido pela TV Cultura de São Paulo. Edição de Texto:Valesca Canabarro . Edição de Imagens: Olavo Inácio. Editora-Chefe: Vera Diegoli.


Nenhum comentário: