domingo, 15 de janeiro de 2012

As expectativas para Rio +20 na visão de Ignacy Sachs-ecossocioeconomista (Repórter Eco)


As expectativas para Rio +20 na visão de Ignacy Sachs-ecossocioeconomista

Aos 84 anos, Ignacy Sachs é um cidadão do mundo. nascido na Polônia, veio para o Brasil, ainda criança, com a famíla que fugia da perseguição nazista.Formado em economia no Rio de Janeiro, hoje vive em Paris onde é professor da escola de altos estudos em ciências sociais.Brasilianista reconhecido,Sachs é um dos autores do conceito de ecodesenvolvimento.E se tornou referência nos debates mundiais sobre meio ambiente e desenvolvimento sustentável
Entrevista com Ignacy Sachs -socioeconomista
"Trata-se de uma nova maneira de pensar o desenvolvimento incluindo a dimensão que , tradicionalmente estava sendo ignorada, estava sendo negligenciada.Que dimensão? ambiental"
Ignacy Sachs se autodenomina ecossocioeconomista .Um homem preocupado com destino da humanidade e do planeta. Agora aposta na Rio+20.A Conferência da Onu sobre Desenvolvimento Sustentável,marcada para acontecer no Rio de Janeiro,de 20 a 22 de junho de 2012, 20 anos depois da Eco-92.
Entrevista com Ignacy Sachs -socioeconomista
"Eu acho que a Segunda Cúpula do Rio deveria dar uma oportunidade para manifestar uma posição conjunta dos países emergentes.Aqueles que não fazem parte daquela minoria dos países mais desenvolvidos que utilizam uma grande parte dos recursos naturais e geram uma grande parte da poluição e sim aqueles que tem ainda muito chão pela frente para avançar, mas deveriam fazê-lo de maneira diferente daquela que foi feita pelos países hoje industrializados."
Segundo Sachs, o fato da Conferência da ONU acontecer num momento de crise econômica mundial pode ser positivo:
Entrevista Ignacy Sachs/ecossocioeconomista:
"Quero insistir sobre o fato que uma crise é sempre uma oportunidade para mudar de rumo.Se há crise é que alguma coisa não está andando bem.Agora a grande discussão é qual é a natureza da crise atual. É apenas uma crise conjuntural econômica ou por trás dela existem essas dimensões maiores,parcialmente ocultas."
P:Qual é o papel que o Brail deve assumir na opinião do senhor? R:Primeiro o papel de anfitrião já é um papel extremamente importante e eu acho que quanto mais esforço for feito para costurar uma posição conjunta com os países emergentes.Vamos tentar propor soluções construtivas que permite a uns e outros, avançar no sentido de utilizar melhor os recursos naturais e evitar mudanças climáticas deletérias, sem perder de vista que o nosso objetivo é ético e social de desenvolvimento.Devemos assegurar aos países menos desenvolvidos que continuem o seu desenvolvimento rapidamente de maneira a assegurar condições de vida razoáveis a toda sua população.Para os nossos conhecimentos de hoje temos uma certa capacidade de carga do Planeta que não devemos ultrapassar.Essa capacidade de carga limitada deveria ser utilizada de maneira a não deixar fora da estrada , dezenas de milhões de pessoas.
Portanto objetivos éticos, sociais e ambientais andam de mãos dadas.Essa foi a mensagem de Estocolmo, a mensagem reafirmada no RIO, em 92."

Informações sobre a Rio +20 (em português)
http://www.rio20.info/2012

Autor:
Editora-chefe:Vera Diegoli.Reportagem: Márcia Bongiovanni. Pauta:Marici Arruda. Edição de Texto:Mylene Parisi.

Referência da reportagem: 
http://www2.tvcultura.com.br/reportereco/materia.asp?materiaid=1495

Nenhum comentário: